Homem trans de Alagoinhas-Ba é o primeiro da Bahia a realizar cirurgia de redesignação sexual pela técnica TCM.

Alagoinhas entra para a história com um marco importante na luta pela visibilidade e respeito à população trans. O município é a cidade natal do primeiro homem trans da Bahia a realizar a cirurgia de redesignação sexual conhecida como metoidioplastia (técnica TCM - Técnica Centrada na Metoidioplastia).
O procedimento, considerado uma das etapas mais significativas do processo de transição para muitos homens trans, foi realizado recentemente e simboliza um avanço na garantia dos direitos à saúde e à dignidade da população LGBTQIAPN+ no estado.
A técnica TCM utiliza o crescimento do clitóris, estimulado por hormonioterapia, para construir um pênis com tecidos do próprio corpo, oferecendo uma alternativa menos invasiva à faloplastia tradicional. O acesso a esse tipo de cirurgia ainda é raro e limitado no Brasil, o que torna o caso ainda mais relevante.
O pioneirismo do jovem de Alagoinhas inspira outras pessoas trans e reforça a importância de políticas públicas inclusivas no sistema de saúde. A conquista também evidencia o papel da informação, do acolhimento e do acesso a procedimentos seguros e humanizados para a população transmasculina baiana.
Nenhum comentário